segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Matéria com Hélcio Alisk


Entrevistado: Hélcio Alisk (ex- jogador e empresário de futebol)
Em busca de um sonho despertado em um simples campo de futebol perto de sua casa, Hélcio decidiu iniciar sua carreira de jogador com seu primeiro teste em um clube, com apenas 12 anos de idade. “Foram dois treinos e já fui aprovado, tanto no Atlético Paranaense, quanto no Coritiba FC. Passei nos dois e optei pelo Coritiba FC pela distância da minha casa.” Afirma o ex-jogador.
Oriundo de uma família paranaense simples, Hélcio não conquistou seu sonho facilmente. Não tendo o apoio de seus pais, pois eles acreditavam que Hélcio deveria estudar em uma escola técnica e trabalhar para conquistar um futuro sólido, o garoto não fez disso uma barreira para a conquista de seu objetivo. ”Nunca tive acompanhamento da família. Meus pais precisavam trabalhar. E o principal, ninguém acreditava que eu viraria um atleta profissional. Somente eu acreditava no meu potencial “ afirma o ex jogador.
Tendo que trabalhar para conseguir dinheiro para ir aos treinos,à escola, se alimentar e ainda comprar chuteira, Hélcio não perdia tempo e acreditava que conseguiria . “Trabalhava de manhã, treinava a tarde e estudava a noite. Durante três anos fiz isso. Até que o Coritiba FC começou a treinar dois períodos e tive que fazer uma opção. Já estava no primeiro ano de Juniores. Só aí minha família me deixou sair do serviço e me ajudava com a passagem. O clube nunca deu nada. Nem material, nem dinheiro. Na época não existiam procuradores/empresários. Me tornei profissional seis meses após minha decisão.” Conta o ex-jogador orgulhoso.
Apesar de ter iniciado sua carreira no Coritiba (1988 a 1993), Hélcio é ídolo dos torcedores do time rival, Paraná Clube. Time, no qual, o ex-jogador conquistou importantes títulos (1994 a 1996)-( 1998 e 1999)-(2000 a 2002). Além destes, Hélcio jogou em outros clubes do Brasil como: Vitória (1997), Matonense-SP (1998), Rio Branco-SP (2000), Atlético Mineiro (2002 a 2004), Sport (2004), Ulbra-RS (2005).E foi no Vila Nova –MG que encerrou sua carreira como jogador profissional.
Após encerrar sua carreira, Hélcio decidiu iniciar uma nova etapa de sua vida. Com objetivo de dar aos atletas o que ele nunca teve, um profissional preocupado com o jogador e não somente no que ele pode retribuir financeiramente, Hélcio iniciou a carreira de empresário de jogadores de futebol. “Vários fatores favoreceram esta minha decisão: conhecimento do mercado, credibilidade com clubes, atletas, treinadores e dirigentes, mas o principal mesmo é ter vivido o que meus atletas vivem e saber o que cada um precisa para vencer na carreira: apoio e direção” afirma o empresário.
Hélcio empresaria muitos atletas profissionais tanto no Brasil, quanto no exterior. Porém, ao falarmos sobre a vida e a importância de um empresário de futebol, Hélcio esclareceu: “Sabemos que, em todo meio, há profissionais e “profissionais”. Eu procuro como empresário, acompanhar todo o dia a dia do atleta. Desde a alimentação até o resultado final em campo. Ter um bom relacionamento com a família, pois procuro fazer um planejamento com todas as pessoas envolvidas com o atleta. Trabalho em conjunto. Nunca quero tomar as decisões sozinho. E o mais importante: representar, lutar e direcionar a carreira através de contratos com clubes. “
Atualmente, se torna cada dia mais difícil a profissionalização de um atleta do futebol. Por isso, Hélcio, juntamente com seu companheiro de trabalho, Cristiano Hosken procura ser exigente ao selecionar um jogador para empresariar. “A primeira avaliação é feita dentro do campo através dos jogos que vejo. A partir daí procuro saber como é o atleta fora de campo. Não basta ser um ótimo jogador e ter complicações extra campo. Me preocupo também com a formação familiar. Aí tenho que avaliar força, velocidade, técnica, visão de jogo e outros fatores que, com o tempo, sei que o atleta pode vir a ter, ou os que já tem, melhorar. “
Hélcio nos conta que após selecionar o atleta, para que possíveis problemas sejam evitados, o empresário dá conselhos e orientações como:
• Foco na carreira;
• Disciplina;
• Se possível conciliar futebol e estudo;
• Atenção nos momentos de lazer (bebidas, noites mal dormidas, etc);
• Cuidados com o corpo (principal instrumento de trabalho);
• Complementação após os treinos quando possível (cabeceio chute, passe, etc);
• Saber que a carreira é muito curta e é preciso ter estrutura para administrá-la.


Com estas e outras orientações, Hélcio auxilia na construção da carreira profissional de seus atletas e espera que, futuramente, todos eles possam ter conquistado o objetivo maior : ser, profissionalmente, um JOGADOR DE FUTEBOL.

1 comentários:

Anônimo disse...

muito bom gostei.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons