
Entrevistado: Fernando Viana (juniores do Atlético Mineiro)
Apesar de ter apenas 18 anos, Fernando Viana, brasiliense da gema, já tem uma história longa no futebol. Por iniciativa própria, o jovem aos sete anos já pediu aos pais que o colocasse em uma escolinha de futebol e foi assim que tudo começou. Após se destacar e deixar claro o seu talento, o jovem jogador aos 13 anos saiu de casa pela primeira vez com destino a Goiânia, em busca de seu sonho. E foi no Vila Nova –GO que o garoto permaneceu por 8 meses. “A distância da família foi muito complicada no ínicio da minha carreira. Tive que abrir mão de muitas coisas e as dificuldades que eu enfrentava sozinho me assustavam. Mas hoje já me acostumei”, conta o jovem.
Depois da passagem pelo time goiano, o jogador foi para Minas Gerais onde está até hoje. Porém o destino inicial não foi o Atlético Mineiro e sim seu arquirrival, Cruzeiro Esporte Clube. Pouco aproveitado pela equipe, o jovem atacante chamou a atenção do arquirrival. E assim deixou a equipe celeste, para servir aos alvinegros onde permanece até hoje na categoria dos juniores.
Após driblar uma contusão que o deixou três meses longe dos gramados no ano passado (2009), o jovem conta aliviado. “É muito complicado, a concorrência é muito grande. O jogador tem que estar preparado não só fisicamente, como psicologicamente para o futebol. Uma contusão pode te deixar longe do time titular e é preciso trabalhar muito para se recuperar. Mas graças a muito luta e a Deus, foi marcando gols e me dedicando muito, sem abaixar a cabeça, que consegui reconquistar o meu espaço.”
Ao falarmos sobre as dificuldades de se tornar um jogador profissional, o jovem foi logo dizendo incomodado, mas com convicção: “São muitos jogadores para poucas oportunidades. Temos que nos dedicar muito, mostrando resultados nos treinamentos e principalmente nos jogos. Sem esquecer da responsabilidade fora e dentro de campo.E fora isso é ter sempre fé em Deus.”
O jogador considera que tantos anos representando times grandes, se destacando e dando "Grandes Dribles nas dificuladades, se deve ao apoio da família e dos empresários.“Tem muitas coisas que só eles, com os conhecimentos sobre este meio, podem me ajudar” conta o jogador que tem um carinho muito grande pelos empresários.
Em relação ao futuro, Viana, como é chamado pelos seus companheiros de clube, já têm planos dentro do futebol. “Quero me tornar um jogador profissional, mostrar porque eu luto tanto pelo meu objetivo e, quem sabe um dia, vestir a amarelinha da seleção” conta o jovem com um sorriso no rosto.